Biblioteca da corrida: ‘Km 19: onde caí e levantei para recomeçar’ (de Cristiano Goldenberg)
- Eric Akita
- 21 de nov.
- 1 min de leitura
No dia 12 de abril de 2015, o administrador carioca Cristiano Goldenberg largou na meia-maratona Golden Four Asics, no Rio de Janeiro. Diferente de todos os outros corredores, Cristiano não recebeu a medalha no fim da prova, mas ganhou algo mais marcante para lembrar: “uma vida novinha em folha”, como ele mesmo disse.
No km 19 da prova, Cristiano desabou no asfalto do Elevado do Joá ao sofrer uma parada cardíaca. Ele acabou socorrido pelo médico Bruno Bussade, que vinha correndo um pouco atrás. Recebeu compressões cardíacas de Bruno e teve seu ritmo cardíaco e pulso retomados após um segundo choque do cardiodesfibrilador levado por uma ambulância da organização da prova. E foi levado para um hospital.
E Cristiano contou essa história com todos os detalhes no livro ‘Km 19: onde caí e levantei para recomeçar’, da Editora Atheneu. E a obra não é apenas sobre corrida. É sobre o que faz pessoas caírem e levantarem. Serem salvos e salvarem. E como cresce a vida quando há solidariedade ao seu redor. O livro (versão física) pode ser comprado no site da editora por R$ 49,70 pelo link: https://www.atheneu.com.br/km-19-onde-cai-e-levantei-para-recomecar-2-edicao?srsltid=AfmBOoqy9DJPY_qJG2-bd3f8PAr9iyeAzJjgEuw4lcx38wySFk3vMLBu.
Em janeiro deste ano, Cristiano compartilhou no clube do Corre Junto um artigo sobre a importância do suporte médico nas corridas de rua. Vale a pena conferir pelo link: https://www.correjunto.com.br/post/a-vida-presta-a-import%C3%A2ncia-do-suporte-m%C3%A9dico-adequado-em-corridas-de-rua-por-cristiano-goldenbe.

Imagem: Divulgação

