top of page

Dicas Pro: arroz com feijão antes do longo? E o que priorizar a 1 mês da prova? Nossos especialista respondem

  • Foto do escritor: Eric Akita
    Eric Akita
  • 20 de nov.
  • 1 min de leitura

Gosto de comer antes dos treinos longos de corrida, de manhã, alimentos como arroz, feijão e macarrão. Tem problema? (pergunta de Eric Akita)


Quando falamos sobre ingestão de alimentos antes do treinamento de corrida, é importante priorizar boas fontes de carboidratos. O feijão não é indicado para o pré-treino pois contém uma quantidade elevada de fibras, o que pode causar desconforto gastrointestinal, causando gases, distensão abdominal e desconforto. Já o arroz branco é uma boa fonte de carboidratos, assim como o macarrão (não integral) pois tem baixa fibra, são leves, fornecem energia imediata e não causam desconfortos intestinais. Outras fontes boas de carboidratos para pré-treino também podem ser: pão, geleia, mel, tapioca, batata e frutas com baixo teor de fibras como a banana. No entanto, é fundamental avaliar o tempo disponível antes da corrida para garantir uma boa digestão e verificar se o aporte energético está adequado.


Glaucia Lippel

Nutricionista, gastróloga e triatleta amadora


ree


Resistência? Condicionamento físico? Força? Qual o foco faltando 1 mês para a prova? (pergunta de Sisi Rangel)


Faltando 1 mês pra prova, o foco principal é manter a intensidade dos treinos e começar a planejar a redução de volume. É o que chamamos de polimento. Fase que acontece de 1 a 2 semanas antes da prova (dependendo da sua prova, obviamente) e até mesmo 3 semanas antes se estivermos falando de ultra distâncias. Quanto ao treino de força, seguiria no mesmo caminho, porém incluindo mais exercícios de pliometria e menos de sobrecarga muito elevadas.


Manuel Lago

Treinador, sócio-diretor da ML Mix Run e ultramaratonista de trilha


ree

android-chrome-512x512_edited.png

©2023 CORRE JUNTO

  • Instagram
bottom of page