Notícias da semana: Nike na SP City Marathon, Skyrunner Brazil Series cancelado, doc da Manu Vilaseca e novidades em tênis
- Eric Akita
- 17 de dez. de 2025
- 4 min de leitura
Nike é a nova patrocinadora máster da SP City Marathon
Em um movimento de reação ao crescimento das marcas rivais no mercado brasileiro, a Nike virou a patrocinadora máster da SP City Marathon, prova que vai completar 10 anos em 2026. A última aparição da marca estadunidense no circuito de provas no Brasil foi na Nike São Paulo Run, em 2024, e ela entra no lugar da On no posto de patrocinadora esportiva. Organizada pela Iguana Sports, a SP City Marathon reuniu mais de 24 mil corredores em 2025, entre as distâncias dos 42k e 21k. Tem sua largada no estádio no Estádio do Pacaembu e a chegada no Jóquei Clube. Em 2026, a prova está marcada para o dia 26 de julho e está com inscrições abertas.

Skyrunner Brazil Series é cancelado para 2026
Em comunicado divulgado pelas redes sociais, a Skyrunning Brasil informou a decisão de não realizar em 2026 o Skyrunner Brazil Series, que é a competição final do circuito e bom base no ranking de pontos conquistado durante as provas da temporada. “Como muitos sabem, o nosso esporte no Brasil enfrenta constantes desafios de financiamento. Para a temporada 2026, infelizmente, não conseguimos captar os patrocinadores necessários para viabilizar a estrutura e a qualidade que o nosso circuito nacional exige”, alegou a Skyrunning Brasil. A entidade ainda informou que vai revisar a forma e critérios para convocação de atletas da Seleção Brasileira de Skyrunning. Em 2025, o Brasil esteve presente em três competições internacionais da modalidade: Campeonato Sul-americano, no Peru, Campeonato Mundial Juvenil, na Itália, e Campeonato Mundial Máster, na Bulgária.

Confira os melhores brasileiros no ranking de pontuação ITRA
A International Trail Running Association (ITRA) divulgou uma atualização do ranking brasileiro com os três maiores pontuadores em cada gênero. A pontuação ITRA é um sistema que mede o desempenho e classifica corredores em provas de trilha utilizando uma escala de até 1000 pontos, baseada em fatores como distância, ganho de elevação, dificuldade técnica e o tempo do atleta em relação ao melhor desempenho teórico da prova.
Confira os melhores do Brasil no ranking da ITRA:
MASCULINO
🥇 Cleverson Luis Del Secchi - Fantasma (Salomon) > 2467
🥈 Rogerio Silvestrin (Salomon) > 2455
🥉 Jeferson Lopes > 2373
FEMININO
🥇 Susany Perardt (Columbia) > 1976
🥈 Francieli Kiekow (Mombora) > 1956
🥉 Jasieli Dalla Rosa (Life Runners) > 1877

Lançado documentário sobre a conquista do Triple Crown por Manu Vilaseca
A ultramaratonista brasileira Manuela Vilaseca realizou um feito histórico ao completar as três corridas de 200 milhas mais tradicionais dos Estados Unidos em apenas quatro meses. Ao percorrer mais de 1.000 km com um tempo total de 201h02m06s, ela superou o recorde feminino anterior da Triple Crown com uma vantagem impressionante de mais de 29 horas. Essa trajetória de superação e resistência extrema foi documentada no filme "The Lone Wolf", patrocinado pela marca esportiva Mount do Coast e que detalha os desafios enfrentados pela atleta e está disponível no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=QQiFnzBK_S8.

Britânica supera rivais homens em desafio trail de 257 km
A ultramaratonista britânica Sarah Perry, de 34 anos, foi a única pessoa a completar o desafio "The Hill" em Shropshire, uma prova extrema que retornou após cinco anos de hiato. O evento exigia que os 24 participantes (maioria de homens) realizassem 56 subidas e descidas no monte The Wrekin, totalizando 257 km e um ganho de elevação de 14.325 metros, tudo dentro de um limite de 48 horas. Perry finalizou o percurso em 47 horas e um minuto, superando restrições rigorosas que proibiam o uso de fones de ouvido, bastões ou assistência externa. Mesmo vindo de uma quebra de recorde mundial em outubro, ela optou por sacrificar o sono e ignorar desconfortos físicos para vencer a escassez de tempo, enquanto o competidor mais próximo abandonou a disputa após completar 41 voltas.

Nike Vomero Premium
Já está à venda no mercado brasileiro uma das principais novidades da Nike de 2025: o Nike Vomero Premium. Ele faz parte dos lançamentos que ‘repaginam’ a linha running da marca, ao lado do Pegasus e do Structure. O Vomero Premium se apresenta como o modelo de máximo amortecimento da Nike. Tem 55mm de altura no calcanhar, espuma ZoomX e duas cápsulas Air Zoom. Pesa 350g no tamanho 42 masculino e o preço de lançamento é de R$ 1.799,90.

Adidas EVO SL ATR
A Adidas é mais uma marca esportiva a apostar em um modelo híbrido, que atua bem tanto no asfalto quanto na terra. O Adidas EVO SL ATR, da linha All Terrain, de trail. Pegaram o modelo EVO SL, um supertrainer da marca, e deram ‘robustez’ a ele. Solado Continental com travas de 1,5mm, cabedal resistente à água e a detritos e construção mais robusta. Mas não é indicado para trilhas técnicas. Está à venda na Europa por 160 euros (cerca de R$ 1.000) e sem previsão de chegada ao Brasil.

Texto: Eric Akita
Imagens: @spcitymarathonoficial / @skyrunningbrazil / @itra_trail / Reprodução/YouTube / @sarahperry19917 / Nike / Adidas



