Provas incríveis pelo mundo: Tor des Géants
- Eric Akita
- há 9 minutos
- 2 min de leitura
Vencer os quatro gigantes dos Alpes em um trajeto de 330 km com mais de 24.000 metros de ganho altimétrico. Esse é o tamanho do desafio da prova Tor des Géants, considerada uma das mais cascas-grossas do trail mundial.
Os 2.500 participantes da Tor des Géants largam no mês de setembro da comuna italiana Courmayeur, localizada no coração do Vale de Aosta, nos Alpes italianos. Região com muitos castelos e fortalezas medievais, mas também com montanhas desafiadoras. No trajeto, trilhas rochosas e travessias por 25 montanhas acima de 2.000 metros de altitude. Entre elas, as quatro gigantes dos Alpes: Mont Blanc, Grand Paradiso, Monte Rosa e Cervino, todas elas acima de 4.000m de altitude. E, numa rota circular, terminam a prova novamente em Courmayeur. Para garantirem o status de concluinte, os corredores precisam vencer essa ‘batalha’ contra os Alpes em até 150 horas.

Pelo trajeto, são 43 pontos de controle onde os atletas podem se alimentar, se reabastecer e até dormir. Além do cuidado e hospitalidade de moradores da região, que se mobilizam durante a Tor des Géants para apoiar os participantes.
Nos últimos anos, a organização da Tor des Géants lançou uma série de outras corridas relacionadas: a Tor130 (130km pela segunda metade do percurso da prova-mãe), a Tor30 (30km) e a Tor des Glaciers, com 450km. O valor da inscrição para a Tor des Géants é de 750 euros (cerca de R$ 4.650).
Se você quer conferir melhor como é essa desafiadora prova pelos Alpes, recomendamos o vídeo que o ultramaratonista e treinador Kiko Ottoni fez para o canal Programa Fôlego sobre sua participação na Tor des Géants em 2022: https://www.youtube.com/watch?v=3BEuiodX0AY.
Imagens: @tordesgeants














