top of page

Stab: uma crew que surgiu para arrastar amigos pra rua e que hoje conecta centenas de corredores

  • Foto do escritor: Eric Akita
    Eric Akita
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura

A crew de corrida Stab surgiu de maneira despretensiosa, a partir do reencontro de quatro amigos: Leandro Belini, Victor Rego, Felipe Bataline e Henrique Vecchi. O responsável por esse reencontro foi um grande irmão nosso, Vitor Corghi, que trouxe para o Brasil um treino do seu grupo de corrida de Barcelona, a Curv, realizado em Pinheiros.


A partir daquela experiência de correr com amigos, tivemos a ideia de reproduzir o que ele fazia, mas em nossa cidade, Santo André. Fizemos alguns treinos entre nós e, depois de alguns encontros, batemos o martelo e decidimos criar nosso próprio grupo de corrida. Na nossa essência, sempre estivemos conectados à cultura do skate, da arte, do design, da música e da fotografia. Por isso queríamos criar uma página com nome, logo e estética próprios, algo com a nossa cara, para podermos começar a convidar nosso círculo de amigos.


No primeiro encontro, éramos 10 pessoas, incluindo nós quatro. Com o tempo, começamos a nos surpreender: 20, 50, 70 pessoas… e, de repente, começamos a ficar preocupados. Não esperávamos que, semanalmente, passaríamos a receber 300, 500 e até mais de 1.000 pessoas em um único corre.


ree

Estabilidade sem pressão e sem performance


O nome Stab surgiu de uma junção de várias referências, e minha esposa, Juliana Cruz, teve um papel fundamental nisso. Stab é o nome de uma música da banda Planet Hemp, que gostamos muito e cuja letra carrega uma mensagem forte. Outro fator é que queríamos um nome curto e direto. E, por fim, buscávamos algo que tivesse algum elemento relacionado ao esporte. Assim surgiu: Stab. simbolizando “Stability”, a estabilidade, que representa o equilíbrio entre o esporte e tudo que faz parte da nossa essência.


A Stab surgiu com o propósito de trazer nossos amigos para a corrida. Sejam eles parte da cultura do skate, da música, da bike e para toda a galera de Santo André que buscava um novo passatempo. Para nós, a estabilidade tem muito mais a ver com começar a correr e encaixar isso na rotina, sem pressão, do que com performance. Queremos usar a corrida como instrumento de inclusão, integração, diversidade e transformação, tanto individual quanto coletiva.


ree

Acolhimento necessário no pós pandemia


A ideia de criar uma crew de corrida apareceu em um período pós pandemia, quando as pessoas estavam precisando retomar relações pessoais e atividades físicas para cuidar de si. Cada vez mais o individualismo e o isolamento estavam desumanizando nossas relações, tornando tudo mais impessoal e superficial. A Stab sempre abriu as portas para todas as pessoas justamente para combater isso.


Surgimos para atuar como uma comunidade agregadora, com um ecossistema que valoriza a vida ativa e saudável, a superação de limites, a amizade e a construção de relações humanas. Buscamos proporcionar às corredoras e aos corredores da Stab um ambiente acolhedor e plural, que transforme nossos encontros, vivências e trocas em motores de transformação individual e coletiva. Portanto, pegue seu melhor tênis de corrida e cola com a gente!


ree

Devolvendo vida à cidade


Ocupar a cidade através de um esporte democrático como a corrida é torná-la mais viva, alegre e conectada. É redescobrir lugares que você já conhece, mas sob uma ótica diferente. Para nós, a ocupação urbana é devolver vida à cidade. É usar as ruas de Santo André e de onde estivermos como palco para conexão, esporte e pertencimento. Quando corremos em grupo, mostramos que a cidade é nossa também, e que ela pode ser vivida de forma mais humana, ativa e coletiva.


ree

E partiu trilha


Agora, a Stab decidiu seguir o chamado da montanha e da trilha. E isso não significa que a Stab vai abandonar o asfalto, mas na trilha é diferente. O coração bate mais forte quando vamos para a montanha. Acreditamos que isso vem da conexão poderosa que a natureza proporciona quando se une ao esporte. Queremos seguir mesclando nossos corres entre cidade e montanha, mas já está declarado o nosso amor pelo trail run.


ree


Leandro Belini

(corredor, designer de produto e fundador da Stab e do Gang Trail)

@leandrobelini / @stab.rc



Imagens: Stab

 
 
android-chrome-512x512_edited.png

©2023 CORRE JUNTO

  • Instagram
bottom of page