Notícias da semana: mulheres arrasando no asfalto, tendências no Strava e The Running Event
- Eric Akita
- 10 de dez. de 2025
- 4 min de leitura
Amanda Oliveira supera queniana com sprint incrível e vence a Volta da Pampulha
Depois de 11 anos, o lugar mais alto do pódio feminino da Volta Internacional da Pampulha tem novamente uma brasileira. A mineira Amanda Oliveira era a quarta colocada na reta final da prova disputada em Belo Horizonte, no último domingo. Mas, com um sprint final incrível, ela ultrapassou as rivais e cruzou a linha de chegada 1 segundo à frente da queniana Naum Jepchirchi. Amanda venceu a prova de 18 km, uma das mais tradicionais do circuito de rua do Brasil, com o tempo de 1h07m05s. Agora, a mineira de 28 anos mira a disputa da São Silvestre, no dia 31 de dezembro, em São Paulo (SP). Na disputa masculina, teve vitória do queniano Wilson Mutua Maina com o tempo de 55m23s.

Marina Richwin voa em Valência e faz a melhor marca feminina do Brasil nos 42k em 2025
O palco escolhido foi a Maratona de Valência, considerada uma das mais rápidas do planeta. Cerca de 19% dos atletas que largam nela fazem marcas abaixo de 3 horas. E a Marina Richwin, atleta e embaixadora da On, voou baixo pelas ruas da cidade espanhola para conquistar a incrível marca de 2:36:04, a melhor entre as mulheres brasileiras em 2025, três minutos mais rápida que Amanda Oliveira na Maratona do Rio, quando foi a vice-campeã. Marina é uma atleta com tempo de profissional, mas ela, uma ex-gerente de marketing da Nike, se divide atualmente entre treinamento, produção de conteúdo, palestras e eventos.

Strava: relatório ‘Year in Sport 2025’ mostra a invasão da Geração Z na corrida
Com mais de 180 milhões de usuários pelo mundo, a plataforma Strava consegue levantar números impressionantes e que comprovam tendências no mundo esportivo. No relatório ‘Year in Sport 2025’ divulgado na última semana, o Strava confirma a invasão da Geração Z (nascidos a partir de 1997) na corrida e outras curiosidades que listamos abaixo:
- 14 bilhões de Kudos distribuídos pelos usuários (20% a mais que em 2024);
- A caminhada passa o ciclismo e se torna a segunda atividade esportiva com mais registro no Strava, atrás apenas da corrida;
- Crescimento de mais de 30% na presença da Geração Z nas provas de 5k, 10k, 21k e 42k;
- Novo Tinder: 20% da Geração Z já saiu com alguém que conheceu fazendo atividade física
- A quantidade de Clubes quadruplicou em 2025 com relação a 2024, com o maior crescimento (5,8 vezes) nos clubes de trilha;
- O tênis mais usado no mundo foi o Asics Novablast. No Brasil, foi o Olympikus Corre;
- O segmento ‘Tiro de 1 km’ no Parque Ibirapuera foi o terceiro mais popular do mundo.

RP da Courtney Dauwalter… na maratona de rua
E a ultramaratonista estadunidense Courtney Dauwalter (Salomon) foi lá se desafiar na rua e assombrou os fãs novamente. Ela disputou no último domingo a California International Marathon, na cidade de Sacramento, e cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h38m55s (pace de 3:45). Baixou o seu RP em mais de 11 minutos. “Já sei que vou precisar me arriscar na maratona de novo. O treino parece tão diferente do que tenho feito nos últimos anos e estou animada para continuar me desenvolvendo na rua. Mas sem deixar de lado a poeira da trilha”, escreveu Courtney no Instagram.

Confira destaque da maior feira de corrida de rua do mundo
A The Running Event, realizada na última semana em San Antonio, nos EUA, é um mega evento no qual marcas gigantes, médias e pequenas apresentam as novidades que o mercado de corrida de rua e de trail vão receber em 2026. Lançamentos de tênis, equipamentos, suplementos e tecnologia. Um evento voltado para lojistas, mas que tem recebido cada vez mais produtores de conteúdo.
E separamos alguns destaques para vocês:
- Renovação da linha On Cloudmonster: além do Cloudmonster 3 (o modelo de máximo amortecimento da On para treinos longos) e do Cloudmonster Hyper 3 (o super trainer com dupla camada de espumas), vem aí o Cloudmonster 3 Hyper LS com cabedal feito com o LightSpray, tecnologia exclusiva da On. Esses três modelos chegam ao mercado internacional em março.
- On Cloudsurfer 3 com mudanças na geometria da CloudTec Phase, com pisada mais fluída e sem ruídos, e introduzindo a nova espuma da On, a Surreal, que, segundo a marca, foi projetada para “absorver o impacto e guiando a transição do calcanhar aos dedos de forma fluida e contínua.”
- Nike ACG Ultrafly e Zegama: o Ultrafly é o que a Nike está chamando de ‘super tênis’ para trilha, com placa de carbono e dupla camada de espuma para ter mais responsividade. O Zegama é o voltado para longas distâncias, mais confortável e com mais amortecimento. Chegam ao mercado a partir de março.
- Adidas Agravic EVO SL: está sendo chamado de ‘o primo trilheiro’ do EVO SL. Um autêntico modelo híbrido e que conta com a espuma Lightstrike Pro dos modelos de rua, base larga e solado Continental com grips mais baixos.

De atestado médico, secretária municipal é flagrada em corrida de rua no MS
Afastada por licença médica de suas tarefas à frente da Secretaria da Fazenda de Campo Grande (MS), a servidora pública Márcia Helena Okama foi flagrada participando da corrida ‘Bonito 21k’, disputada no último domingo na capital sul-grossense. As informações são do jornal ‘Correio do Estado’. Em uma de suas últimas aparições, Márcia afirmou durante reunião com vereadores que estava levantando os recursos necessários para pagar o 13o salário dos servidores municipais. A Prefeitura de Campo Grande enfrenta uma crise financeira que obrigou a realização de demissões e até corte de 20% do salário da prefeita Adriane Lopes (PP).

Texto: Eric Akita
Imagens: @amanda_atleta___ / @on.brasil / @courtneydauwalter / @metaendurance / @on / @turismobonitoms



