Dicas Pro: joelhos inchados depois de um treino? Suplemento evita cãibra? As especialistas respondem
- Eric Akita
- 18 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Já terminei treino longo e prova com o joelho inchado (ou pelo menos achei estava). Isso pode acontecer sem dor? (pergunta de Flávio Torres)
Pode acontecer sim. Porém, o ideal é que não fique inchado pós prova ou treinos. Isso pode ser sinal de que a balança entre capacidade (o que seu corpo e você estão preparados e treinados para executar) e demanda (a exigência da prova ou treino) está desequilibrada. O inchaço pode ser sinal de sobrecarga em estruturas da articulação como cartilagem, meniscos e ligamentos. O ideal é que os músculos façam o maior papel de absorção de impacto/carga e promovam estabilidade articular de forma ativa. Portanto isso pode acontecer quando a demanda está alta demais. O aconselhável é que essas duas balanças estejam próximas do equilíbrio, respeitando progressão gradativa de treinos em volume e intensidade (evitando picos), mantendo fortalecimento muscular, além de gerenciamento de stress, nutrição e sono.
Fernanda Rizzo
Fisioterapeuta especialista em ortopedia e esporte

Suplementação e alimentação ajudam mesmo a evitar cãibras durante a prova? (dúvida de Maria Vitória Zambrone)
Existem algumas causas relacionadas com as câimbras durante a atividade física, principalmente aquela extenuante e de longa duração. Uma delas, sem dúvida, é a falta de uma boa hidratação e reposição de eletrólitos durante a atividade. O atleta quando se exercita acaba suando, perdendo água e eletrólitos, principalmente sódio, magnésio e potássio. Estes eletrólitos são responsáveis pelo mecanismo de contração e relaxamento do músculo, controle do volume sanguíneo e pressão arterial. A falta da hidratação adequada e reposição com eletrólitos leva o atleta à fadiga, com perda da performance, cãibras e, em muitos casos, a ter que abandonar uma prova por não conseguir executar mais a atividade.
Glaucia Lippel
Nutricionista, gastróloga e triatleta amadora


